Saiba como se tornar um influenciador de sucesso!

É apaixonado por algum tema específico e acha que é capaz de ajudar e influenciar pessoas por meio de seus conteúdos? Você pode fazer dessa paixão um trabalho rentável e dinâmico! Isso mesmo! E sabe como? Ao se tornar um influenciador digital! 

Não deve ser segredo para ninguém que com a internet e a popularização das redes sociais, todos têm o poder de produzir conteúdos! E o melhor, tem gosto para tudo! Ou seja, as opções de segmentos são infinitas! 

Quer se tornar um influenciador digital ou melhorar os seus resultados, se você já é um? Continue a leitura deste artigo, que vamos te contar quais os tipos de influencers e as principais características que você deve buscar para se destacar nesse mercado!  

Vale a pena ser influencer digital no Brasil?

O Marketing de Influência, mesmo novo, é um mercado em expansão e tem ganhado cada vez mais espaço dentro das estratégias de marketing das empresas, desde as grandes até as médias e pequenas. 

As organizações se deram conta do poder que um influenciador pode ter sobre a decisão de compra dos consumidores. Segundo um estudo da Qualibest, influenciadores já são a segunda fonte mais importante para que pessoas optem por um produto ou serviço (49%), ficando atrás apenas de familiares e amigos (57%)

Além disso, um relatório da Kantar observou que 44% dos consumidores da Geração Z (pessoas nascidas na metade dos anos 90 até o início de 2010) compraram produtos a partir da recomendação de um influencer e 70% seguem, ao menos, um produtor de conteúdo em plataformas como InstagramYouTube

Agora que você conhece mais sobre a importância do marketing de influência e as possibilidades desse mercado, fique por dentro das categorias de influencers e veja em qual você se encaixa ou se encaixaria melhor! 

Tipos de  influenciadores 

A YOUPIX categorizou os influenciadores digitais em 7 tipos, levando em conta três indicadores: 

1: Alcance = Tamanho da audiência.

2: Ressonância = Repercussão e capacidade de engajamento junto a audiência.

3: Relevância = Fit com o assunto ou valores da marca.

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1: Top Celeb 

São celebridades nativas ou não nativas digitais, sem fit (ajuste) com o tema ou objetivo da empresa. Como possuem uma grande audiência, podem ajudar marcas a serem conhecidas, mas não, necessariamente, gerar vendas. 

2: Fit Celeb

Também são pessoas famosas nativas ou não nativas digitais, com relevância e alinhadas com o nicho das marcas. Pelo alto alcance e potencial de conversão esse tipo de influenciador pode cobrar altas somas por seus serviços.  

3: Autoridade 

Por ser respeitado como autoridade em seu segmento, possui grande fit com marcas e têm um público bem engajado. Além disso, eles normalmente abordam assuntos mais específicos e menos generalistas, estimulando o consumo e também ditando tendências. 

4: Ecossistema 

Nessa categoria, pequenos influenciadores se juntam para abordar um tema, aumentando assim o poder de repercussão. Muito utilizada dentro de uma estratégia de onipresença de marca, para as que buscam melhorar seu posicionamento. 

5: Trendsetter

Líderes de um tema ou de uma causa e respeitados em seu meio. Além de experts em seu campo de atuação, são identificados por estarem conectados às novidades e ao promovendo discussões. Pela alta respeitabilidade que possuem, são requisitados para trabalhos envolvendo posicionamento de marcas. O que diferencia o TrendSetter da Autoridade são os valores e temas a serem trabalhados pela marca.

6: Jornalista 

Possuem grande alcance em audiência, conquistada por meio dos veículos onde trabalham. Por causa disso, podem ou não ter relevância direta com o tema e atuarem na cobertura de assuntos diversos. 

7: Público interno 

São micro-influenciadores da marca, funcionários da própria empresa. Ajudam de forma eficiente a humanizar a marca e também a disseminar os valores e cultura da organização. 

Viu como existem várias formas de trabalhar e  fazer marketing de influência? Contudo, mesmo com essas diferenças, uma pesquisa da IBOPE Intelligence identificou os principais motivos que fazem uma pessoa seguir um influenciador, são eles: 

  • Informações com conteúdos relevantes – 74%.
  • Ideias ou pensamentos parecidos – 53%.
  • Interação com os seguidores – 29%. 
  • Compartilhar suas ideias e opiniões sem impô-las como verdade absoluta e ser engraçado – 28%.  
  • Variedade de assuntos – 20%. 
  • Temas cotidianos – 17%. 
  • Sorteios e brindes – 10% . 

Além disso, de acordo com a pesquisa os conteúdos mais populares entre os influenciadores são: 

  • Humor – 41%
  • Saúde – 35%
  • Gastronomia e Culinária – 30% 
  • Cultura e entretenimento – 29%
  • Beleza – 27%

Depois de todos esses dados, você está preparado para entrar de cabeça no mundo do Marketing de Influência

Posso te fazer uma pergunta? Como está o posicionamento do seu perfil no Instagram?

Sabe porque a rede social é tão importante? 98% das campanhas de marketing de influência acontecem por lá! 

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