É apaixonado por algum tema específico e acha que é capaz de ajudar e influenciar pessoas por meio de seus conteúdos? Você pode fazer dessa paixão um trabalho rentável e dinâmico! Isso mesmo! E sabe como? Ao se tornar um influenciador digital!
Não deve ser segredo para ninguém que com a internet e a popularização das redes sociais, todos têm o poder de produzir conteúdos! E o melhor, tem gosto para tudo! Ou seja, as opções de segmentos são infinitas!
Quer se tornar um influenciador digital ou melhorar os seus resultados, se você já é um? Continue a leitura deste artigo, que vamos te contar quais os tipos de influencers e as principais características que você deve buscar para se destacar nesse mercado!
Vale a pena ser influencer digital no Brasil?
O Marketing de Influência, mesmo novo, é um mercado em expansão e tem ganhado cada vez mais espaço dentro das estratégias de marketing das empresas, desde as grandes até as médias e pequenas.
As organizações se deram conta do poder que um influenciador pode ter sobre a decisão de compra dos consumidores. Segundo um estudo da Qualibest, influenciadores já são a segunda fonte mais importante para que pessoas optem por um produto ou serviço (49%), ficando atrás apenas de familiares e amigos (57%).
Além disso, um relatório da Kantar observou que 44% dos consumidores da Geração Z (pessoas nascidas na metade dos anos 90 até o início de 2010) compraram produtos a partir da recomendação de um influencer e 70% seguem, ao menos, um produtor de conteúdo em plataformas como Instagram e YouTube.
Agora que você conhece mais sobre a importância do marketing de influência e as possibilidades desse mercado, fique por dentro das categorias de influencers e veja em qual você se encaixa ou se encaixaria melhor!
Tipos de influenciadores
A YOUPIX categorizou os influenciadores digitais em 7 tipos, levando em conta três indicadores:
1: Alcance = Tamanho da audiência.
2: Ressonância = Repercussão e capacidade de engajamento junto a audiência.
3: Relevância = Fit com o assunto ou valores da marca.
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1: Top Celeb
São celebridades nativas ou não nativas digitais, sem fit (ajuste) com o tema ou objetivo da empresa. Como possuem uma grande audiência, podem ajudar marcas a serem conhecidas, mas não, necessariamente, gerar vendas.
2: Fit Celeb
Também são pessoas famosas nativas ou não nativas digitais, com relevância e alinhadas com o nicho das marcas. Pelo alto alcance e potencial de conversão esse tipo de influenciador pode cobrar altas somas por seus serviços.
3: Autoridade
Por ser respeitado como autoridade em seu segmento, possui grande fit com marcas e têm um público bem engajado. Além disso, eles normalmente abordam assuntos mais específicos e menos generalistas, estimulando o consumo e também ditando tendências.
4: Ecossistema
Nessa categoria, pequenos influenciadores se juntam para abordar um tema, aumentando assim o poder de repercussão. Muito utilizada dentro de uma estratégia de onipresença de marca, para as que buscam melhorar seu posicionamento.
5: Trendsetter
Líderes de um tema ou de uma causa e respeitados em seu meio. Além de experts em seu campo de atuação, são identificados por estarem conectados às novidades e ao promovendo discussões. Pela alta respeitabilidade que possuem, são requisitados para trabalhos envolvendo posicionamento de marcas. O que diferencia o TrendSetter da Autoridade são os valores e temas a serem trabalhados pela marca.
6: Jornalista
Possuem grande alcance em audiência, conquistada por meio dos veículos onde trabalham. Por causa disso, podem ou não ter relevância direta com o tema e atuarem na cobertura de assuntos diversos.
7: Público interno
São micro-influenciadores da marca, funcionários da própria empresa. Ajudam de forma eficiente a humanizar a marca e também a disseminar os valores e cultura da organização.
Viu como existem várias formas de trabalhar e fazer marketing de influência? Contudo, mesmo com essas diferenças, uma pesquisa da IBOPE Intelligence identificou os principais motivos que fazem uma pessoa seguir um influenciador, são eles:
- Informações com conteúdos relevantes – 74%.
- Ideias ou pensamentos parecidos – 53%.
- Interação com os seguidores – 29%.
- Compartilhar suas ideias e opiniões sem impô-las como verdade absoluta e ser engraçado – 28%.
- Variedade de assuntos – 20%.
- Temas cotidianos – 17%.
- Sorteios e brindes – 10% .
Além disso, de acordo com a pesquisa os conteúdos mais populares entre os influenciadores são:
- Humor – 41%
- Saúde – 35%
- Gastronomia e Culinária – 30%
- Cultura e entretenimento – 29%
- Beleza – 27%
Depois de todos esses dados, você está preparado para entrar de cabeça no mundo do Marketing de Influência?
Posso te fazer uma pergunta? Como está o posicionamento do seu perfil no Instagram?
Sabe porque a rede social é tão importante? 98% das campanhas de marketing de influência acontecem por lá!
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