Instagram divulga relatório anual de tendências para 2022

O Instagram divulgou o seu Trend Report, um relatório anual sobre as possíveis tendências a serem esperadas para as redes sociais em 2022.

 A iniciativa tem como objetivo ajudar marcas, produtores de conteúdo e usuários, de modo geral, a estarem por dentro do que vai “bombar” na rede no próximo ano. 

O documento foi elaborado com foco na Geração Z e nos Millennials, que indicaram, dentre diversas categorias, as temáticas que estão em ascensão.

Entre as categorias principais estão moda, beleza, compras, músicas, danças, celebridades, educação, bem-estar e temas sociais.

Os dados foram baseados na pesquisa YPulse, que entrevistou 1.200 usuários da plataforma, com idades entre 13 e 24 anos, nos Estados Unidos.

O que vai “bombar” no Instagram em 2022?

Além da listagem de categorias, a rede também sinalizou que os perfis em crescimento,  que ganham seguidores todos os dias, estão entre os mais propensos a serem reconhecidos em nível mundial. 

Veja a seguir a lista das principais tendências previstas pelo Instagram para 2022:

  • Lojas de produtos usados (brechós);
  • Criadores de conteúdo podem ultrapassar a fama de celebridades consagradas;
  • Moda “maximalista”: roupas mais chamativas e únicas;
  • Produtos de beleza sem testes em animais e “minimalistas”: uso mais moderado de maquiagem e cosméticos em geral;
  • Desafios de dança devem crescer;
  • Exercícios em casa e atividades de bem-estar mental, como meditação e ioga;
  • Engajamento em causas sociais, justiça social e perfis dedicados a essas temáticas;
  • Mudança nos objetivos de educação e carreira;
  • Lives permanecem em alta, principalmente em games.

 Perfil dos jovens no Instagram em 2022

De acordo com o Instagram, os jovens preferem ter um emprego significativo à lucrativo. Mais de 71% disseram que buscam fazer algo que faça sentido para eles, em vez de pensar apenas no salário, ao passo que 66% disseram que uma graduação custa caro e nem sempre traz os resultados esperados.

Para empresas que vendem pela plataforma, a boa notícia é de que as pessoas estão mais propensas a adquirir produtos e serviços nas redes sociais, contudo, o percentual é de apenas 27% dos entrevistados.

O que significa que ainda existe muito espaço para as marcas se expandirem e gerar mais receita, inclusive com a ajuda das ferramentas de loja online do Instagram e da compra de seguidores na Social Topo. 

Outro dado revelado pelo documento foi o interesse cada vez maior da Geração-Z e Millennials por conteúdos de receitas e cozinha em casa. Um em cada quatro entrevistados já fez bolo ou pães com dicas que viram no Instagram. 

Por fim, as lives vão continuar a engajar os usuários na plataforma em 2022. Embora, as transmissões ao vivo tenham dominado o ano de 2020 e saturado um pouco em 2021, em alguns nichos elas seguem em alta, como na área de videogames. 

Três em cada dez usuários afirmam assistir a transmissões de outras pessoas jogando games ou debates sobre o assunto. 

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