Mídia Kit: O que é e como fazer seu portfólio digital!

É um influenciador e está em busca de parcerias com marcas? Você precisa de um Mídia Kit! Não sabe o que é? Calma, neste artigo vamos te explicar tudo sobre o documento, por que usá-lo e como fazer o seu! 

O que é um Mídia Kit? 

O conceito de Mídia Kit não é novo e já vem sendo usado há algum tempo por veículos de comunicação, como rádios, canais de televisão e jornais para a venda de espaços publicitários. 

O documento é como um portfólio. Por meio dele você apresenta as principais características da sua plataforma, que no caso de influenciadores digitais, são as redes sociais, em destaque para o Instagram, e convence marcas de que você é a pessoa certa para divulgar seus produtos e serviços! 

Além disso, com um Mídia Kit nas mãos, você passa credibilidade ao seu trabalho, e demonstra que está preocupado com o valor do seu conteúdo e da sua audiência! 

Na hora de elaborar o seu, é importante que o documento seja visualmente atraente, criativo e que contenha informações sucintas, mas que responda as principais questões que uma empresa possa levantar na hora de fechar parcerias com influencers.

Agora que você já sabe o que é um Mídia Kit e como ele é fundamental para mostrar o valor da sua plataforma para possíveis parceiros, veja o que não pode faltar na hora de fazer o seu!

O que não pode faltar em um Mídia Kit profissional? 

Ao escolher um canal para veicular seus produtos, as marcas precisam ter certeza de que aquele espaço trará bons resultados, ou seja, a primeira coisa a ser levada em consideração por elas é se a sua plataforma tem um bom alcance, isso pode ser medido em: 

Além de colocar essas métricas de forma clara no documento, você também precisa informar quem é o seu público e qual é a proposta de valor da sua marca. Por exemplo, se o seu nicho for voltado para maquiagem não faz sentido empresas de instrumentos musicais fazerem parcerias com você. Por isso, essas informações, bem esclarecidas, poupam o seu tempo e o das empresas, facilitando na hora da negociação. 

Confira de forma detalhada o que não pode faltar em seu Mídia Kit:  

Apresentação da sua marca pessoal:

Conte uma breve história da sua marca e de quem você é! Lembre-se: você precisa conquistar o outro lado e criar uma conexão de cara!

Missão, valor e propósito: 

Como já foi dito, essas informações são essenciais para que parceiros saibam de forma clara qual o sentido do seu trabalho e se seus valores, missão e propósito estão alinhados aos deles. 

Nicho de mercado e perfil do público:

Especifique o seu nicho de atuação: Exemplo: “Ajudo mulheres da terceira idade a ressaltar sua beleza através da maquiagem.”. 

Além disso, quanto mais informações detalhadas você tiver do seu público melhor, como: gênero, idade, renda, escolaridade, localização geográfica, hábitos de consumo, estilo de vida, entre outros. 

Número de seguidores e engajamento:

Essa é uma informação básica que deve constar em qualquer Mídia Kit. É fundamental ressaltar que o seu perfil atinge muitas pessoas. Mas não para por aí, o nível de engajamento também é importante, como a quantidade de visualizações, comentários e curtidas em seus posts. 

Resultados de trabalhos anteriores:

Provar que a sua plataforma já alcançou bons resultados, ao fazer parcerias com outras marcas, vai ser um grande diferencial para que o seu Mídia Kit se destaque entre tantos outros. Chamamos isso de prova social, um dos gatilhos mais poderosos na hora de “vender o seu peixe”. Até porque as pessoas se sentem mais seguras em investir em algo que já foi aprovado por outras pessoas. 

Tipos de parcerias e preço:

Informe o formato de anúncio que você trabalha, se é com post no Instagram, resenha no YouTube ou IGTV. Ajude as marcas a decidirem se o seu canal é o melhor lugar para as suas estratégias de marketing. Além disso, estabeleça o valor do seu trabalho e otimize o tempo de negociação, eliminando assim, parceiros que não querem ou não podem investir em sua proposta. 

Normas: 

Estabeleça os deveres e direitos de cada parte. O que inclui formas de pagamento, prazos para a publicação do material e abordagens possíveis sobre o conteúdo. Transmita essas regras de forma clara e objetiva e evite ruídos e problemas na comunicação. 

Informações de contato: 

Facilite a comunicação, deixando disponível no documento as possíveis formas que as marcas poderão entrar em contato com você: e-mail, telefone, WhatsApp…  

Você quer monetizar o seu Instagram com posts patrocinados? 

Veja os itens que devem receber lugar de destaque em seu Mídia Kit para o Instagram, de acordo com o Neil Patel, da Quick Sprout. 

De forma visual aponte para: 

  • Número de seguidores
  • Taxa de engajamento nas publicações e nos Stories
  • Perfil do público
  • Conteúdos que se destacaram
  • Média de seguidores novos diários
  • Dias e horários em que o seu público está online
  • Alcance das publicações.

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