Branding: Construindo marcas fortes no Instagram!

Imagino que você já tenha trocado o nome do produto pela marca, como nos exemplos a seguir: “Preciso de  “cotonetes”, ao invés de “hastes de algodão”, ou vamos comprar  “leite ninho”, ao invés de leite em pó? Isso é considerado um branding de sucesso. Quando a marca está tão fixa na mente dos consumidores que se transforma em sinônimo do produto. 

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Mas, indo além das figuras de linguagem, branding  é o trabalho de gestão de uma marca, para que ela fique mais forte no mercado e desperte sensações conscientes e inconscientes nos  consumidores e seja a opção mais lógica quando surge a primeira necessidade de compra. 

Para conquistar a mente e o coração da sua audiência, sua marca deve, além de fornecer produtos e serviços de qualidade, conseguir entregar valor ao consumidor por meio de experiências. 

Todo esse processo envolve a construção de uma identidade e um movimento constante de alinhamento entre Marca, Negócio e Comunicação. 

Quer saber a importância do Branding para o seu negócio e como usá-lo na promoção da sua marca no Instagram? Continue a leitura do nosso artigo. 

Qual a importância do Branding?

Branding: Como ele pode aumentar a força da sua marca - Rotamáxima

Quando o seu público percebe que você se importa com ele e que seus valores são compatíveis, ele vai comprar de você, mesmo que seu preço seja mais alto que o do concorrente. Sabe por quê? Porque ele enxerga valor real nessa aquisição. 

Essa afirmação foi constatada por meio de uma pesquisa realizada pela Ana Couto Branding, que revelou que 67% dos entrevistados afirmaram estar mais propensos a comprar de marcas que conseguem se conectar com eles por meio de um propósito comum, mesmo que isso signifique pagar mais caro pelos produtos.

Além disso, o cliente que se sente valorizado e se identifica com uma marca será o primeiro a indicá-la a outras pessoas, sendo ótimos geradores de leads. Ou você não indica coisas boas para as pessoas ao seu redor? 

Primeiro passo para um Branding de sucesso

Como fazer uso dos diferentes porquês

Para ter um branding consistente, você precisa ter passado por um processo de construção de marca bem alinhado. Você pode começar se perguntando o “porquê” do seu negócio. 

Isso diz respeito ao propósito, ou aos propósitos da sua marca. O porquê da sua existência, o que engloba valores, causas e motivações que vão estar presentes desde a escolha de um produto, a embalagem, estratégias de vendas, e por aí vai…. 

O Airbnb, por exemplo, surgiu com o propósito de fazer com que as pessoas se sentissem em casa em qualquer parte do mundo. A Dove: de empoderar as mulheres, ao se posicionar como defensora da beleza natural. A Coca-Cola: de estar presente nos lares em momentos felizes e celebrativos, propósito bem definido em seu jingle “Abra a felicidade”. 

Entendeu? A sua marca precisa de propósito para fazer sentido e alcançar pessoas com valores semelhantes. 

Tendo isso em mente, trouxemos um resumo do Neil Patel, dos principais elementos que uma marca deve possuir: 

Identidade visual

Cores: despertam emoções nas pessoas e são as primeiras a dar significado a uma marca, ao comunicar de forma subjetiva seus aspectos positivos, sendo capaz de qualificar o relacionamento em até 80%

Logo: é o símbolo da marca e deve ser reconhecido de imediato, sendo utilizado em comunicações eletrônicas e materiais impressos

Tipografia: Assim como a logo, a tipografia também tem o papel de ser reconhecida de imediato e de gerar impressões no público. 

Manual da marca: guia que define cores, fontes e formas de aplicação da logo permitidas em diversos usos. 

Posicionamento

Valores: apontam o que é significativo para a marca e deve ser usado na hora dela se conectar com o público. 

Tom de voz: estabelece o modo de se dirigir às pessoas, se mais formal ou descontraída, por exemplo

Linguagem: determina e elege palavras e expressões de um nicho específico, gerando um senso maior de comunidade.

Canais: reconhece e prioriza os canais de comunicação que representam a personalidade da marca.

Conteúdo: assim como os canais, a escolha da mensagem transmitida neles deve atender aos valores e à personalidade da marca.

Agora que você viu a importância do Branding para o seu negócio e as características que sua marca deve carregar, entenda como inseri-la no ambiente digital! 

Redes sociais amplificadoras de um posicionamento! 

Redes sociais: o que são e para que servem? - Toda Matéria

O mundo muda cada vez mais rápido! A sensação é de que nada é imutável e consistente e não é mesmo! Olhe para trás, nos anos 90 e início dos anos 2000, a internet ainda estava engatinhando e a mídia tradicional ainda era a única fonte que tínhamos de informações sobre marcas e produtos. 

Em pouco tempo tudo mudou! Hoje, as primeiras impressões que temos de uma marca acontecem no espaço digital e em nossos canais de relacionamento: as redes sociais. É um contato cada vez mais próximo e humano. Por isso o Branding nunca foi tão necessário.

Se você pensa que conquistar o coração do público é possível apenas para marcas bilionárias, que gastam milhões em publicidade, você está enganado! 

Claro, que essas marcas estão bem consolidadas e possuem clientes que vestem a camisa da empresa. Mas, com o advento da internet, uma marca, mesmo pequena, tem a opção de escolher canais personalizados e com custos baixos para se relacionar com o seu público. 

Como usar o Branding no Instagram?

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O Instagram, com certeza, é o local onde a sua marca precisa estar! Ainda mais quando 82% dos usuários dizem seguir alguma marca por lá, de acordo com pesquisa da Opinion Box

Essa rede é ideal para estabelecer relacionamento constante e transparente com a sua audiência e levar e impulsionar a sua marca, para que ela gere conexões com mais mais pessoas que compartilham de uma mesma visão de mundo.

Quanto mais interações positivas, melhor para o seu Branding.

Veja 4 dicas para fazer uma boa estratégia de Branding no Instagram e conquistar mais engajamento:

1: Utilize os seus posts para fortalecer a sua identidade visual com as cores e a logo da sua marca! 

2: Ressalte os valores e a personalidade da sua marca por meio das suas postagens, assim você irá reforçar o seu posicionamento. 

3: Use as dores e necessidades do seu público para criar conteúdos de valor, para que ele se sinta compreendido e atendido. 

4: Esteja sempre “on” para a sua audiência: responda os comentários, principalmente os negativos e faça o máximo de interações possíveis. 

 Conclusão 

Marcas não podem se dar ao luxo de ignorar o Digital Branding em suas estratégias. Como foi abordado neste artigo, a gestão adequada de uma marca pode trazer resultados incríveis por permite ações claras, definidas e alinhadas e evitar ruídos de comunicação entre empresa e público.

As vendas são o resultado de um branding forte, pois, quando marcas conseguem fazer as pessoas se sentirem importantes e pertencentes a um propósito claro, definido e que faça sentido, elas se tornam fãs e porta-vozes da empresa.

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