Se você tem um perfil no Instagram e quer saber como fazer parcerias pagas, saiba que chegou no lugar certo.
Neste artigo, você vai aprender o que é parceria paga, além de dicas imperdíveis sobre como atrair marcas e parceiros para o seu perfil.
Vamos te mostrar também qual a melhor estratégia para ganhar seguidores todos os dias e deixar o seu perfil mais atraente.
Preparados?
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O que é e como funciona a parceria paga no Instagram?
No Instagram e nas redes sociais, em geral, parcerias pagas são, essencialmente, maneiras de promover produtos ou serviços por meio de um acordo comercial entre um produtor de conteúdo e uma marca.
Nesse tipo de acordo, influencers divulgam produtos ou serviços de determinada marca em troca de dinheiro, comissões sobre vendas ou, até mesmo permuta.
Os conteúdos de parceria paga no Instagram podem ser feitos em forma de stories, posts no feed, vídeos no Reels , IGTV e em Lives.
Considerada umas das mais efetivas, essa estratégia pode ser ideal para aumentar as vendas e a visibilidade de uma empresa, independentemente do seu tamanho.
O que as marcas analisam antes de fechar parcerias com um influencer?
Para que uma estratégia de marketing de influência tenha sucesso é imprescindível que as marcas busquem influenciadores que possuem um bom alcance, ou seja, aqueles que são seguidos por um número relevante de pessoas.
Nesse sentido, é analisado, principalmente:
- Número de seguidores que o influencer possui;
- Volume de curtidas, visualizações, comentários e visitas em seu perfil;
- Perfil da audiência;
- Nicho que o influenciador atua.
Se você chegou agora no Instagram é normal a preocupação e o medo de não conseguir crescer seu perfil a ponto de começar a receber propostas comerciais.
Isso se deve, claro, à expansão que a rede social teve em pouco tempo, que já soma mais de 1 bilhão de usuários ativos.
Tal panorama resultou no aumento da concorrência e na dificuldade em obter a visibilidade alcançada por perfis que já estão a mais tempo na plataforma.
O que todos esses perfis têm em comum, é o fato de terem conquistado um alto número de seguidores e com isso, a possibilidade de exercer influência nos gostos e decisões de compra deles.
E é, exatamente, esse poder de influenciar pessoas que transformou o marketing de influência em uma das melhores opções para alcançar o público-alvo das marcas.
Por que você deveria investir nesse mercado?
Com a evolução da internet e o advento das redes sociais, o consumo também passou por transformações, e claro, a publicidade acompanhou esse processo.
Atualmente, uma das maneiras mais eficazes para as marcas investirem em publicidade é por meio do marketing de influência.
De acordo com um estudo feito pela NC Solutions, 92% dos consumidores brasileiros confiam mais em indicações feitas por pessoas do que por marcas, como influenciadores digitais, por exemplo.
Você mesmo já deve ter conhecido marcas e produtos por meio de seus influencers preferidos nas mais diversas redes sociais.
Portanto, um dos primeiros desafios do influencer é descobrir como aumentar seus seguidores de forma rápida e segura.
Já que geralmente as pessoas com mais seguidores são também as que mais recebem propostas e parcerias de marcas no Instagram, por possuírem grande visibilidade nas redes sociais
Quero aumentar os seguidores do meu Instagram de forma segura!
Já acessou o link acima e garantiu mais visibilidade para o seu perfil? Depois de dar esse passo importante para o sucesso da sua conta , conheça as principais estratégias para atrair parcerias no Instagram.
Mas, antes, qual a diferença entre parceria paga e anúncio de marca?
Diferente da parceria paga, o anúncio de marca é realizado pela empresa e aparece com a marcação “patrocinado” entre intervalos dos stories ou feed.
Já os conteúdos de ”parceria paga com” são mostrados apenas para as pessoas que seguem o influencer, dono do post, ou para os que entrarem no perfil em questão.
Sabendo disso, veja 8 dicas infalíveis para começar a ganhar dinheiro com as parcerias pagas no Instagram.
1: Capriche em sua apresentação na Bio
A sua apresentação na Bio deve ser clara e concisa. Em poucas palavras explique quem é você, seu diferencial, como você ajuda as pessoas, o valor da sua marca e, basicamente, o que seus seguidores vão encontrar em seu perfil.
Com uma apresentação clara, fica mais fácil para as marcas identificarem se você dialoga com um público parecido com o delas e, ao mesmo tempo, você elimina empresas que não têm os mesmos valores que os seus.
Por fim, não esqueça de informar formas de contato como telefone e e-mail, para trazer mais profissionalismo para o seu trabalho.
2: Configure a sua conta para comercial
Ao configurar a sua conta de um perfil pessoal para um comercial, você está mostrando que também é uma marca e que está aberta à negociações.
Além disso, apenas com essa modalidade, é possível ter acesso às métricas importantes, essenciais na hora de criar o seu mídia kit – portfólio com informações sobre seu perfil, características do seu público, engajamento e alcance da página – para ser apresentado às marcas.
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3: Interaja com marcas e parceiros que se relacionam com seu nicho
Busque interagir com marcas e perfis que estão em sintonia com o propósito e valores do seu perfil.
Por exemplo, se o seu conteúdo é sobre moda, procure lojas e parceiros que trabalham nesse setor, de preferência, em sua região e passe a segui-las.
Também é possível indicar produtos que você realmente usou e gostou. Isso faz com que a marca mencionada conheça o seu trabalho, bem como o seu público.
De preferência marque o perfil da loja e deixe claro que não se trata de uma parceria paga.
4: Crie um nome de usuário interessante
Além de uma bio bem construída, com informações de contato e uma foto de perfil, que consiga representar bem o seu estilo e trabalho, é importante se atentar também ao seu nome de usuário.
Evite símbolos e números, que acabam causando a impressão de que o seu perfil não é interessante e organizado.
Portanto, dê preferência a nomes e palavras que representem a sua marca e que sejam de fácil memorização, para também ter mais chances de aparecer nos resultados de busca.
5: Relacione-se com os seus seguidores
Embora o Instagram seja uma rede que proporciona um alto grau de engajamento de seus usuários, ele não cai do céu.
Por isso, a plataforma disponibiliza inúmeros recursos para o influencer motivar a interação com seu público.
Portanto, a dica é: explore todas as funcionalidades da plataforma!
Inclusive esteja presente em alguns espaços, diariamente, como nos stories – que possibilita uma interação direta com os seguidores – como as funções de caixinha de perguntas, enquetes, entre outras.
6: Mantenha uma frequência de conteúdo sem perder em qualidade
Lembra quando falamos no começo deste texto, que um dos principais fatores que as marcas analisam para escolher um influencer é o número de seguidores que ele possui?
Pois eh, mesmo depois de aumentar a sua audiência com a Social Topo, é importante alimentar os seus seguidores com um conteúdo de qualidade, lembrando em manter uma consistência.
A consistência é importante, tanto para nutrir a sua audiência, bem como uma forma de dizer ao algoritmo que o seu perfil é ativo e relevante, e assim, ele passar a distribuir o seu conteúdo para além da sua base de seguidores.
7: Conheça a sua audiência
Sempre que possível faça enquetes e perguntas para estudar o perfil do seu público.
Esse tipo de informação é fundamental para repassar para as marcas que entrarem em contato com você, e também é útil na hora de planejar e produzir seus conteúdos.
8: Defina o seu valor
Em todo tipo de negociação é importante saber o seu valor e transmiti-los de forma segura, até mesmo para demonstrar credibilidade para a outra parte.
Portanto, antes de começar uma negociação, já tenha definido os seus valores e condições. O ideal, é já especificá-los em seu Mídia Kit.
Claro que é possível abrir exceções, principalmente, para quem está entrando agora nesse mercado, mas um planejamento mostra profissionalismo e também economiza seu tempo e o de marcas que não têm condições de investir em seu trabalho.
Concluindo…
Se você está no Instagram e ama produzir conteúdo, já é um ótimo sinal que você pode ter sucesso dentro do marketing de influência.
O importante é fazer um bom planejamento, melhorar a visibilidade do seu perfil e seguir as dicas que listamos aqui.
Quando a sua conta estiver bombando e começar a aparecer as primeiras parcerias, lembre-se de associar o seu perfil à marcas que você realmente confia e gosta e que estão alinhadas com os seus propósitos e valores, para não decepcionar a sua audiência.