Marketing pessoal é uma estratégia que busca valorizar a sua marca pessoal, aplicando as técnicas do marketing tradicional. Nesse sentido, “você é o produto” e deve realizar ações para fortalecer o seu nome e a sua imagem profissional.
Fazer marketing pessoal é importante para qualquer tipo de profissional que queira se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Mesmo que você não seja um influencer, usar dessa estratégia é fundamental para construir a sua imagem profissional e ganhar relevância e autoridade em sua área.
Quando falamos em marketing pessoal não podemos esquecer da visibilidade proporcionada pelas redes sociais.
No último relatório do Global Digital Report, publicado este ano (2021), o Brasil ocupava o terceiro lugar, no que diz respeito ao tempo que o usuário passa conectado à alguma plataforma de mídia social — quase 4 horas diárias.
Portanto, é impossível pensar em marketing pessoal, sem considerar aplicá-lo nas redes sociais.
Visto que o Instagram é uma das redes que mais gera engajamento e plataforma indispensável para um posicionamento de marca, a proposta deste artigo é ensinar como construir a sua marca pessoal no Instagram e te ajudar a atrair mais seguidores e oportunidades de negócios.
Mas antes, o que é Marketing pessoal?
Marketing pessoal é uma estratégia que busca valorizar a sua marca pessoal, aplicando as técnicas do marketing tradicional. Nesse sentido, “você é o produto” e deve realizar ações para fortalecer o seu nome e a sua imagem profissional.
Ao promover as suas habilidades e destacar o seu diferencial, você é capaz de se tornar uma influência e autoridade para um número cada vez maior de pessoas que compartilham interesses em comum.
Para isso é necessário a aplicação de algumas técnicas — como a produção de conteúdo e posicionamento.
Ao ser útil e relevante em seu mercado, você conquista a confiança do seu público e ganha o status de autoridade em seu nicho.
Como já foi dito, essa estratégia é imprescindível para qualquer profissional — de freelance ou autônomo que, a todo momento, precisa atrair mais clientes para seus produtos e serviços — a profissionais liberais, que trabalham ou por conta própria, ou para outras empresas.
Neste último caso, é importante frisar como o marketing pessoal pode fazer diferença em um processo seletivo, visto que 70% dos empregadores conferem as redes sociais dos candidatos antes de contratá-los.
Agora que você já entendeu a importância de saber “vender o seu peixe”, veja 10 dicas de como fazer isso no Instagram e ter mais oportunidades de negócios.
1: Defina seus objetivos
O primeiro passo para elaborar uma estratégia de marketing pessoal no Instagram é definir em qual área você quer ser conhecido.
Feita a segmentação, será possível construir uma imagem que faça sentido, dentro daquele nicho em específico.
Exemplo: Uma nutricionista que deseja ser reconhecida como referência na área de nutrição – tendo em vista um público que busca emagrecer de maneira saudável.
2: Entregue valor
É necessário ter em mente que você só terá sucesso em seu marketing pessoal se conseguir entregar valor por meio do seu conteúdo.
Isso significa ser útil e ajudar a sua persona no momento que ela precisa.
Contudo, a concorrência que promete o mesmo que você é alta, portanto é fundamental ressaltar o seu diferencial. Isso significa que muitas pessoas podem falar sobre o que você fala, mas não do mesmo jeito.
Lembra do exemplo da nutricionista acima? Nesse caso, o seu diferencial pode estar em uma abordagem mais descontraída e em sua proposta: a de ensinar as pessoas a perder peso de maneira gostosa e saudável — sem a necessidade de seguir dietas.
3: Crie uma identidade visual
O Instagram tem um forte apelo visual. Por causa disso você deve seguir uma paleta de cores padrão para as suas publicações. A dica aqui é selecionar, no máximo, 3 cores para deixar seu feed mais harmônico e organizado.
Antes de definir a sua paleta é interessante pesquisar um pouco sobre a “Psicologia das Cores” e escolher aquelas, que, em conjunto, vão transmitir os valores e significados que se relacionam com o seu nicho e a sua proposta.
Como estamos falando de marketing pessoal, também é interessante investir em fotos e vídeos de qualidade.
Por fim, pergunte-se sempre qual intenção de imagem você quer transmitir antes de postar o seu conteúdo visual.
4: Organize seu feed
Ligado à dica anterior, manter um feed organizado é crucial para atrair, bem como para manter seguidores.
Pense no feed como o seu cartão de visitas, sendo assim, além de seguir um padrão, as publicações devem ter uma conexão entre si.
5: Crie uma bio clara e criativa
A bio é a primeira impressão que novos seguidores terão do seu perfil.
Por causa disso, ela deve responder de forma concisa e criativa:
- Quem é você;
- Sua área de atuação;
- E como você ajuda as pessoas.
Pensando em uma boa estratégia de conteúdo, é interessante inserir o link do seu site ou blog na biografia, junto à uma chamada de ação (CTA) para que seus seguidores cliquem nele.
Assim, você fará com que seu público passe mais tempo consumindo o seu conteúdo.
6: Seja coerente
Todas as vezes que for postar alguma coisa, reflita no possível impacto que aquela publicação pode causar em sua imagem.
Em um caso hipotético, imagine um profissional da área da saúde publicando fotos “enchendo a cara” com os amigos?
Isso seria coerente com o seu discurso?
Além disso, saiba estabelecer o limite de onde começa a vida pessoal e termina a empresarial.
Seu perfil deve apontar de forma muito clara que se trata de uma conta dedicada a negócios.
7: Invista em provas sociais
Algumas métricas ajudam a medir a relevância e autoridade de um perfil, como o número de seguidores e engajamento — provas sociais de que a sua marca é validada por outras pessoas.
Tendo isso em vista, para fortalecer a sua marca pessoal e transmitir credibilidade para novos seguidores, a compra de serviços de engajamento pode ser uma ótima estratégia.
Assim, quando um novo usuário e cliente em potencial entrar em contato com o seu perfil ele terá mais segurança em fazer negócios com você.
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8: Seja você mesmo!
Um dos piores erros de uma estratégia de marketing pessoal é tentar imitar outras pessoas ou criar um personagem.
Pensa comigo, se o intuito é valorizar você e as suas habilidades, por que camuflar o que você tem de único?
A sua personalidade!
Além disso, as pessoas logo percebem quando alguém está forçando um papel.
Ao ser você mesmo, a sua comunicação fica mais natural e isso gera maior conexão com o seu público.
9: Trabalhe as soft skills
As soft skills são habilidades comportamentais, difíceis de serem mensuradas, mas não menos relevantes que as habilidades técnicas (hard skills ).
Inteligência emocional, comunicação assertiva e resiliência são alguns exemplos de soft skills importantes para qualquer profissional que deseja influenciar outras pessoas.
Tais habilidades podem te ajudar a saber lidar com críticas, liderar uma equipe e a controlar as próprias emoções.
10: Mantenha-se atualizado
Uma das técnicas do marketing pessoal é a produção de conteúdo, que por si só, força um aprendizado constante e mantém o profissional sempre atualizado.
Além disso, também é interessante participar de eventos da sua área, seja no mundo online ou offline, estar em grupos de discussão e promover debates.
As lives no Instagram é o espaço ideal para abordar temas mais complexos e que demandam mais tempo. Além de ser uma ótima estratégia para chamar a atenção da sua audiência, já que ao fazer transmissões ao vivo o seu perfil aparece em destaque para os seus seguidores na barra de stories.
Para concluir…
No mundo pós-moderno as pessoas se transformaram em produto. Isso pode soar escatológico e até mesmo pessimista, mas é a realidade atual de uma era cada vez mais conectada e de um mercado extremamente concorrido.
Nesse contexto, o marketing pessoal é de suma importância para você se destacar da maioria e gerar mais oferta para a sua marca pessoal.
Quer ser um profissional disputado, ou a primeira opção de um cliente quando necessitar de um serviço ou produto? Invista em seu marketing pessoal e crie você mesmo as suas oportunidades!
Isso envolve a criação e nutrição de uma rede de relacionamentos e cuidado constante para garantir uma boa imagem junto aos seguidores.