O Instagram divulgou o seu Trend Report, um relatório anual sobre as possíveis tendências a serem esperadas para as redes sociais em 2022.
A iniciativa tem como objetivo ajudar marcas, produtores de conteúdo e usuários, de modo geral, a estarem por dentro do que vai “bombar” na rede no próximo ano.
O documento foi elaborado com foco na Geração Z e nos Millennials, que indicaram, dentre diversas categorias, as temáticas que estão em ascensão.
Entre as categorias principais estão moda, beleza, compras, músicas, danças, celebridades, educação, bem-estar e temas sociais.
Os dados foram baseados na pesquisa YPulse, que entrevistou 1.200 usuários da plataforma, com idades entre 13 e 24 anos, nos Estados Unidos.
O que vai “bombar” no Instagram em 2022?
Além da listagem de categorias, a rede também sinalizou que os perfis em crescimento, que ganham seguidores todos os dias, estão entre os mais propensos a serem reconhecidos em nível mundial.
Veja a seguir a lista das principais tendências previstas pelo Instagram para 2022:
- Lojas de produtos usados (brechós);
- Criadores de conteúdo podem ultrapassar a fama de celebridades consagradas;
- Moda “maximalista”: roupas mais chamativas e únicas;
- Produtos de beleza sem testes em animais e “minimalistas”: uso mais moderado de maquiagem e cosméticos em geral;
- Desafios de dança devem crescer;
- Exercícios em casa e atividades de bem-estar mental, como meditação e ioga;
- Engajamento em causas sociais, justiça social e perfis dedicados a essas temáticas;
- Mudança nos objetivos de educação e carreira;
- Lives permanecem em alta, principalmente em games.
Perfil dos jovens no Instagram em 2022
De acordo com o Instagram, os jovens preferem ter um emprego significativo à lucrativo. Mais de 71% disseram que buscam fazer algo que faça sentido para eles, em vez de pensar apenas no salário, ao passo que 66% disseram que uma graduação custa caro e nem sempre traz os resultados esperados.
Para empresas que vendem pela plataforma, a boa notícia é de que as pessoas estão mais propensas a adquirir produtos e serviços nas redes sociais, contudo, o percentual é de apenas 27% dos entrevistados.
O que significa que ainda existe muito espaço para as marcas se expandirem e gerar mais receita, inclusive com a ajuda das ferramentas de loja online do Instagram e da compra de seguidores na Social Topo.
Outro dado revelado pelo documento foi o interesse cada vez maior da Geração-Z e Millennials por conteúdos de receitas e cozinha em casa. Um em cada quatro entrevistados já fez bolo ou pães com dicas que viram no Instagram.
Por fim, as lives vão continuar a engajar os usuários na plataforma em 2022. Embora, as transmissões ao vivo tenham dominado o ano de 2020 e saturado um pouco em 2021, em alguns nichos elas seguem em alta, como na área de videogames.
Três em cada dez usuários afirmam assistir a transmissões de outras pessoas jogando games ou debates sobre o assunto.
Agora que você já sabe as principais tendências do Instagram para 2022, chegou a hora de investir em seu perfil! Clique aqui e conheça nossos planos de seguidores!