Uma dúvida muito comum entre usuários que gerenciam perfis comerciais no Instagram é se existe uma frequência perfeita de postagens.
O propósito deste artigo não é o de afirmar um número ideal de publicações, já que a frequência deve ser pensada mediante fatores como as características do negócio e o que faz sentido para determinada audiência.
Contudo, é correta a afirmação de que um bom relacionamento é alimentado diariamente, o que envolve estar presente para os seus seguidores, a fim de mantê-los engajados e interessados na sua marca. Vale ressaltar o ditado: quem não é visto, não é lembrado!
Por que é importante manter uma frequência de postagens?
Uma pesquisa da ferramenta de marketing Tailwind acompanhou mais de 100 mil perfis no Instagram e chegou a conclusão de que: quanto mais você posta mais seguidores você ganha.
O estudo também demonstrou que o aumento no número de postagens por semana contribui para as métricas de engajamento, especialmente no número de curtidas.
Para além do engajamento, manter uma constância de interações com o seu público, te ajuda a ampliar o reconhecimento da sua marca e ganhar autoridade e relevância em seu nicho. Tudo isso favorece a geração de um senso de comunidade mais forte entre as pessoas que te seguem.
Outro fator que te ajuda a crescer no Instagram para além da quantidade de postagens em si é a consistência.
Isso significa que você precisa definir um calendário de posts e cumpri-lo. Ao fazer isso o seu público vai esperar pelo seu conteúdo e o algoritmo vai passar a entregá-lo para mais pessoas.
Neil Patel, especialista em marketing de conteúdo concluiu que:
“Se você tiver o hábito de postar várias vezes por dia e depois fizer a transição para apenas algumas vezes por semana, começará a perder seguidores e a gerar menos engajamento por postagem. Isso significa que a melhor frequência de postagem para o Instagram é a frequência de postagem que você pode manter de forma consistente pelo resto de sua vida de forma natural.”
Mas, afinal, quantas postagens eu tenho que fazer por dia?
De acordo com pesquisa realizada pela Union Metrics, as marcas com mais seguidores no Instagram, têm o hábito de fazer em média 1.5 posts por dia. Já o estudo de Tailwind, revela que usuários que mudaram a frequência de menos de um post por semana, para 1-6, dobraram a sua taxa de novos seguidores.
Como já foi visto até então, não existe um número que seja consenso entre os estudos já publicados sobre o tema. Contudo, todos concluíram um fato: postar pouco não vai fazer seu perfil crescer! E a frequência mais indicada parece ser de, pelo menos, um post por dia.
Se as suas estratégias na rede social não estão trazendo os resultados que você gostaria, é necessário reformulá-las. Por isso, para ter mais chances de aumentar as suas vendas e manter seu público engajado, não deixe de ler as dicas abaixo para alcançar a consistência necessária.
1: Elabore um calendário de posts
Um bom planejamento fará com que você defina os temas a serem abordados, de preferência, mensalmente. Dessa forma você pode ter uma ideia do tempo gasto para produzir cada conteúdo, de acordo com a data e não corre o risco de perder a constância. Além disso, o planejamento te dará mais liberdade para criar conteúdos que surgirem no “momento”.
2: Explore todos os formatos
Quando falamos em Instagram, produzir conteúdo por lá, se torna muito mais dinâmico, já que a plataforma conta com muitos formatos, que vão desde materiais pro feed, stories, Reels, IGTV e por aí vai…
Já falamos por aqui da necessidade de utilizar todos os recursos da rede, principalmente o Reels, para que o seu conteúdo possa ser entregue para mais pessoas.
Veja o Guia definitivo: Como usar o Reels para aumentar seus seguidores no Instagram
Então, planeje conteúdos para cada tipo de formato e busque inspiração de outros perfis do seu nicho, além disso, explore os temas que estão em alta, se eles fizerem sentido para o seu público alvo.
3: Estabeleça uma rotina com base em métricas
Quando você passa a fazer suas postagens no mesmo horário, além de estabelecer uma rotina pessoal, é possível que seu público já saiba quando esperar receber algo de você e pode criar também uma rotina de acompanhar seu perfil.
É possível ver os dias e horários que as suas postagens tiveram mais engajamento, por meio do Instagram Insights e definir os melhores períodos para as publicações.
4: Não abra mão da qualidade!
Independente da quantidade, o seu conteúdo não deve perder em qualidade. Por isso, nunca crie algo apenas para cumprir uma agenda.
É importante lembrar que os resultados não dependem apenas da quantidade de posts, mas principalmente, da qualidade. Crie conteúdos de valor, que estejam alinhados com a sua marca e também com os gostos e necessidades do seu público.