Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o Instagram é a principal rede social para posicionar uma marca na internet.
A plataforma, que começou como um simples aplicativo de compartilhamento de fotos, evoluiu e hoje é a cara do e-commerce.
Além de contar com diversos recursos para favorecer o relacionamento entre marcas e clientes, a companhia anunciou um investimento bilionário para produtores de conteúdo engajarem seguidores na rede.
Com a popularização do Instagram, que por um lado, aumentou o número de potenciais clientes, por outro lado, aumentou também a concorrência entre as marcas.
Essa competição acirrada para conquistar seguidores e clientes vem obrigando perfis a fazer uso de artifícios e estratégias para ganhar mais seguidores e estimular a interação dos usuários.
Portanto, se você quer aumentar o seu alcance no Instagram e melhorar o seu engajamento, continue com a leitura deste artigo, que vamos revelar 10 dicas infalíveis para você “bombar” o seu perfil.
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O que é e como funciona o alcance no Instagram?
Antes de conhecer as melhores estratégias para aumentar seu alcance no Instagram, vamos entender como essa métrica funciona.
Basicamente, o alcance é a quantidade de usuários que visualizam suas publicações.
Para deixar claro, o alcance se difere da impressões, já que o último compreende a quantidade de vezes que os posts são vistos, podendo ser visualizados mais de uma vez pelo mesmo usuário.
Portanto, o alcance é igual ao seu número de seguidores.
Configure seu perfil para “conta comercial”
Para ter acesso a essas métricas é necessário ter seu perfil configurado em “conta comercial”.
Dessa forma, você terá acesso a uma ferramenta chamada Insights.
Por meio dessa ferramenta é possível analisar as impressões e o alcance que o seu conteúdo obteve.
Além disso, o recurso também oferece os dados demográficos dos perfis que um determinado post alcançou e informa os dias e horários que as suas postagens tiveram mais interações.
Agora que você já sabe o que é e como verificar as métricas do seu perfil, veja 10 dicas para aumentar o seu alcance no Instagram.
1: Gere identificação com seu público
Para ter uma comunicação que aproxime a sua marca das pessoas, é necessário conhecer muito bem o seu cliente ideal.
Dentro do marketing digital, o cliente ideal de uma marca, é chamado de “persona”.
Esse personagem semi-fictício vai reunir todos os dados reais e em comum da sua audiência.
Uma persona, basicamente, é composta por nome, idade, profissão, hábitos, comportamentos e dores.
Ao possuir tais informações a sua comunicação pode atingir um número muito maior de pessoas qualificadas para o seu funil de vendas.
2: Mantenha a consistência
Tão importante quanto ter uma comunicação e conteúdo personalizados para a sua persona, é manter uma frequência de postagens.
Quando você cria uma consistência no Instagram, o seu perfil será mais favorecido pelo algoritmo, que passará a entregar para mais ussuários o seu conteúdo.
Além disso, é por meio das publicações que você alimenta o relacionamento com os seus clientes e gera as interações, fundamentais para que o seu perfil continue crescendo.
3: Verifique os melhores horários para postar
Como já foi explicado no início deste texto, o Instagram disponibiliza para contas de negócios métricas e dados para otimizar as suas estratégias na rede.
Portanto, ao acessar o insights, é possível descobrir em quais horários os seus posts tiveram maior alcance e assim definir o melhor “time” para as próximas publicações.
Conhecendo os dias e horários de maior engajamento, você aumenta a chance de receber interações do seu público.
4:Divulgue seu conteúdo em outras redes sociais
Ao se posicionar em várias redes sociais você aumenta seu alcance e também a possibilidade de tráfego de usuários em vários canais da sua marca.
Como o Instagram é da mesma companhia do Facebook, é possível fazer a integração dessas duas redes e, postar em ambas ao mesmo tempo.
Considerando que o Facebook ainda é a maior rede social em termos de usuários, fazer essa integração é uma ótima oportunidade para aumentar o seu alcance no Instagram.
5: Publique no Reels e IGTV
Para competir com o Tik Tok, o Instagram lançou o reels, recurso que possibilita a criação e edição de vídeos curtos e divertidos.
Com isso, a plataforma não está medindo esforços para estimular o uso da ferramenta por parte dos usuários, como dar prioridade para conteúdos no formato de vídeo.
Portanto, ao publicar no reels você terá mais chance de aparecer na aba “Explorar” e ser conhecido por pessoas que ainda não te seguem.
Guia definitivo: Como usar o Reels para aumentar seus seguidores no Instagram
6: Use tag de geolocalização
Ao marcar a sua localização nas postagens, seu perfil poderá aparecer para usuários que estão buscando pelo local determinado.
Além disso, se o seu negócio for físico, é uma das maneiras de atrair clientes próximos a sua localidade.
7: Faça transmissões ao vivo com convidados
Uma ótima maneira de conquistar uma nova audiência é convidar perfis do mesmo nicho que o seu para debater temas relevantes para ambos os públicos.
Além disso, durante uma transmissão ao vivo o seu perfil ganha destaque na barra de stories e você pode aumentar a sua visibilidade ao convidar os telespectadores a compartilhar a live com seus amigos.
8: Use hashtags em seus postagens
As hashtags são palavras-chave que servem para organizar conteúdos dentro da plataforma e ajudar o usuário a encontrar conteúdos ao pesquisar por determinados termos.
Use de 3 a 5 hashtags na legenda de suas publicações e nos stories, se fizer sentido.
A prática pode fazer com que o seu conteúdo apareça mais facilmente nos mecanismos de busca da rede.
9: Compre seguidores reais
Comprar seguidores reais no Instagram é uma estratégia usada em todo o mundo para aumentar a visibilidade de um perfil.
Ao ganhar seguidores no Instagram você gera visibilidade para a sua conta e atrai a atenção de novos outros usuários e potenciais clientes, que terão mais confiança em fechar negócios com você.
10: Faça stories diários
O stories é uma das ferramentas mais completas do Instagram, ideal para fortalecer a sua marca e estimular interações e vendas.
Por isso, publique stories com frequência, nos horários que seu público interage mais.
Para que os seus stories alcancem mais pessoas e interações fazer enquetes, bastidores, Quiz, promoções relâmpagos e sorteios são fundamentais.
Aumente agora o seu alcance no Instagram
Depois de entender como aumentar o alcance do seu perfil no Instagram, chegou a hora de colocar as nossas dicas em prática e ganhar mais visibilidade na plataforma.
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