Confira o passo a passo de como usar o recurso e dicas para criar vídeos que viralizam
Além de saber como ganhar seguidores no Instagram, qualquer pessoa que utilize a rede para alavancar seu negócio tem a obrigação de explorar todos os recursos da plataforma.
E por falar em crescer no Instagram, existe um recurso, que, se usado de forma estratégica, pode aumentar a sua base de seguidores, consideravelmente, fazer com o que o seu perfil seja notado por pessoas que ainda não te seguem e, claro, aumentar a lucratividade do seu negócio.
Quer ampliar o número de seguidores e o engajamento do seu perfil? Aposte em conteúdos no Reels!
Mas, antes… O que é o Reels no Instagram
Lançado em 2020, o Reels é um dos recursos mais recentes da plataforma que permite a criação de vídeos de até 1 minuto. Semelhante ao TikTok, o recurso disponibiliza um conjunto de ferramentas criativas para unir vídeos, música, texto e efeitos especiais.
Por mais que o Stories e o IGTV também permita a criação e divulgação de conteúdos em vídeo, o Reels ganha pela facilidade de criação, edição e na possibilidade de ser compartilhado nos mais diversos locais na plataforma: no explorar para contas abertas, stories, Direct, feed, além de ficar na aba exclusiva, com o ícone de “claquete”, no menu, logo após o feed.
No Brasil, a funcionalidade foi inicialmente lançada com o nome de “Cenas”, em novembro de 2019. Com a mudança para Reels, o número de usuários ativos aumentou de 1% ao mês, para 4,34% em novembro de 2020.
O Instagram descreve o recurso como um espaço que “permite que você se expresse e ao mesmo tempo crie conteúdo de entretenimento, seja testando uma dança divertida com os seus amigos ou dividindo mensagens sobre temas importantes para você com uma audiência global e diversa”.
Por que o Reels é importante?
Já imaginou ter o celular mais “top” do momento, mas usá-lo apenas para fazer ligações? É o mesmo que desejar crescer no Instagram, sem explorar todos os recursos e ferramentas que a plataforma oferece. Não faz o menor sentido, não é mesmo?
E, deixar de lado um recurso tão popular como o Reels pode ser um tiro no pé para o seu negócio, até porque o Instagram já deixou claro que vai priorizar o alcance de conteúdos no formato.
Recentemente, a companhia anunciou um investimento bilionário para criadores, com o foco para criações em vídeos (Reels, IGTV e Lives).
Dessa forma, o Reels recebe mais destaque e tem mais chances de ser entregue para toda a sua base de seguidores e também para pessoas que ainda não te seguem, por meio do Explorar. Isso faz com que o conteúdo receba mais relevância e seja exibido durante muito mais tempo, o que aumenta sua vida útil dentro da plataforma.
Como criar Reels no Instagram?
Agora que você já sabe da importância de usar o Reels para conquistar um público engajado, veja como usar a ferramenta na prática.
Baixe o aplicativo do Instagram
O primeiro passo é muito simples, é necessário baixar o Instagram em seu smartphone, até mesmo porque não é possível fazer Reels utilizando a versão desktop.
Entre em seu perfil e acesse o botão de +
Em seguida, clique em “Vídeo do Reels”, o ícone de claquete.
Acrescente efeitos e deixe o seu conteúdo mais envolvente
Com a câmera aberta, no modo Reels, um menu com sete ícones no canto esquerdo vão ser apresentados. O primeiro deles é o de “Música”, que possibilita o acesso à uma biblioteca de trilhas, a fim de deixar o seu vídeo mais animado.
O segundo ícone, permite o controle do tempo de gravação, com três opções: 15, 30 e 60 segundos, este último, recentemente acrescentado.
O terceiro ícone, diz respeito à velocidade, com ele é possível gravar em câmera lenta, ou aumentar em até 5x a velocidade do seu vídeo.
O quarto ícone é o de “Efeitos”, nele é possível acessar os que estão “em alta”, entre efeitos de fundo e filtros de aparência, que são excelentes para deixar seu material mais lúdico e envolvente.
A quinta função é a de “Retoque”, um efeito de aparência.
Logo abaixo, o ícone “layout de vídeo”. A função permite dividir a tela em até três partes.
Por último, o botão de “Temporizador”, que permite definir uma contagem regressiva antes do começo da gravação, para dar tempo de se organizar e não precisar usar as mãos para fazer os vídeos.
Compartilhe ou salve como rascunho
Finalizada a gravação, é possível compartilhá-la nos mais diversos locais no Instagram: no feed, stories, Direct. Além disso, ao publicar o conteúdo, ele fica salvo automaticamente na aba de Reels e pode aparecer no Explorar. Caso, queira utilizar o material em um outro momento, basta salvar em rascunho.
Dicas para otimizar os resultados do seu conteúdo no Reels
Gravar e editar vídeos no Reels, não garante que seu conteúdo no Instagram receba muitas visualizações, em meio a tantas outras publicações. Por isso, pensando em você que quer ter mais chances de aumentar seus seguidores e alcance, separamos algumas dicas que podem ajudar a turbinar o seu conteúdo. Confira!
Estude seu nicho
Todo conteúdo, independente do formato, precisa ser pensado para pessoas com características e gostos em comum. Por isso, a dica é a imersão em seu nicho. Isso significa conhecer ao máximo as tendências, expressões, vocabulário e gírias do seu mercado. A partir disso, fica mais fácil se destacar na área que você atua e se comunicar de maneira clara com a sua audiência.
Faça um roteiro
Postar por postar não fará com que seu perfil ganhe destaque no Instagram. Como todo conteúdo, ele precisa ter um propósito e comunicar algo, ser interessante e gerar algum impacto em quem o consome, que pode ser o humor, por exemplo.
É fundamental criar um roteiro com um início, meio e fim, antes de apertar o play. A prática fará com que a gravação seja mais rápida e eficiente, diminuindo a margem de erros.
De olho no que está em alta
Surfar na onda do viral pode fazer com que o seu conteúdo ganhe destaque, principalmente, se fizer sentido para o seu público. Portanto, ficar antenado nos principais memes, desafios, hashtags, filtros e músicas que são assunto do momento pode render muita inspiração na hora de criar seus vídeos.
Sem falar que assim você mostra para a sua audiência que está por dentro do mundo da internet e das tendências que as pessoas estão consumindo.
Para acompanhar as hashtags, filtros e músicas que estão em alta no Instagram, basta clicar na lupa de “Explorar” e ver as principais tendências do dia.
Capa adequada
A capa do seu Reels deve ser capaz de prender o usuário logo de cara e destacar o frame que melhor retrate o tema.
Utilize as hashtags de maneira estratégica
Procure por hashtags que tenham a ver com o seu conteúdo e otimize o alcance de seus vídeos.
Se você faz tutoriais de maquiagem, por exemplo, hashtags como #tutorialdemaquiagem, #makeperfeita, entre outras, podem atrair pessoas interessadas nesse tipo de conteúdo.
Parceria com influenciadores e outros perfis
Se possível convide pessoas de perfis que dialoguem com o seu e produzam conteúdos em Reels juntos. Se a sua marca tiver condições de investir em parcerias com influenciadores, essa estratégia pode ajudar a viralizar seus Reels e aumentar o reconhecimento da sua marca.
Não é necessário gastar rios de dinheiro com influencers famosos. É possível ter ótimos resultados com micro influenciadores, desde que os mesmos se identifiquem com o seu nicho e a sua audiência.
4 tipos de Reels para ganhar seguidores:
Você já sabe como o recurso funciona, viu a importância de conhecer a sua audiência e fazer um planejamento antes de ligar a câmera. Mas, vamos te dar um Bônus: Confira os principais formatos de Reels e algumas práticas recomendadas pelo próprio Instagram, que vão te ajudar a aumentar o alcance dos seus vídeos.
- Desafios: consiste em fazer a sua versão de algum desafio do momento, inspirado em um vídeo viral. O modelo mostra ao seu público que a sua marca está antenada e pode render muito engajamento, por ser capaz de gerar identificação.
- Reações: reagir a vídeos que já são virais, também é uma boa oportunidade para se destacar no Instagram. Mas, lembre-se de respeitar as políticas de comunidade da plataforma e fazer isso sem parecer ofensivo.
- Interações: funciona assim, você coloca um vídeo ao lado do seu, promovendo uma interação. O conteúdo, além de super criativo, é divertido e pode gerar alguns coraçõezinhos para você!
- Engaje ações: você pode e deve ser inspiração ao engajar outros usuários promovendo seus próprios desafios, reações e interações! Conforme outras pessoas forem usando o seu conteúdo como modelo, o seu perfil estará sendo divulgado de maneira orgânica.
Práticas para que os seus vídeos no Reels não percam engajamento, segundo o Instagram.
- Faça conteúdos que possam inspirar outras pessoas. Deve ser impactante, mas não muito complexo.
- Conteúdo autêntico, nada de cópias, versão não é imitação.
- Use a câmera do Reels para fazer seus conteúdos. Gravar em outros aplicativos para fazer seus vídeos e depois subi-los para o Instagram, a exemplo do TikTok, pode fazer com que o seu material perca em alcance.
- Utilize a biblioteca de músicas e áudios do próprio Reels. Caso use músicas que não estão na biblioteca do Instagram, você corre o risco do seu vídeo ser derrubado por violar direitos autorais. Melhor não arriscar, não é mesmo?
- Aproveite os tópicos em relevância e momentos culturais para a criação de conteúdo.
- Seus vídeos devem impactar a audiência. Isso pode ser feito com mudanças e surpresas apresentadas nos vídeos, como troca de roupas, por exemplo. Use a criatividade!
- Conte uma história que tenha começo, meio e fim.
- Siga as regras da comunidade da plataforma e não promova spam, violência ou assuntos considerados sensíveis pelo Instagram.
- Otimize a vida útil do seu Reels. Não use referências datadas, conteúdos que só terão graça e farão sentido por pouco tempo.
Concluindo…
Seguindo essas dicas e conhecendo a sua audiência para criar conteúdos que façam sentido para ela, as chances de seus Reels se destacarem são enormes!
Se você acha que não é muito bom na frente das câmeras, não se preocupe! Com o tempo, o processo se tornará mais natural e divertido. O primeiro passo é começar!