O Instagram já é considerado a melhor plataforma para conectar marcas e pessoas, já que 85% dos usuários afirmam usar a rede para descobrir novos produtos e serviços.
Além disso, quando o parâmetro é engajamento, o Instagram está em primeiro no pódio, que, segundo uma pesquisa realizada pela mLabs, a plataforma já conta com uma taxa de engajamento quatro vezes maior que a do Facebook, desde o começo da pandemia, no início de 2020.
Podemos então, afirmar que é a rede que possui mais interações entre usuários, e que grande parte, correspondem à interações entre marcas e pessoas.
Sendo assim, quando falamos em engajamento, você não deve ignorar o poder do Direct Message, recurso que proporciona a troca de mensagens instantâneas entre os usuários, e uma das melhores ferramentas para:
- geração de leads;
- esclarecimento de dúvidas com relação ao seu produto/serviço;
- resolução de possíveis problemas;
- fechamento de vendas;
- atendimento humanizado e personalizado.
O que é Instagram Direct ?
Disponível tanto para os perfis comerciais quanto para os pessoais, o DM é um recurso que viabiliza a troca de mensagens e fotos de forma privada com os seguidores. A funcionalidade também registra as interações que são feitas pelos usuários por meio dos stories.
Quanto mais interações você troca com os usuários por mensagens diretas, mais o seu conteúdo será entregue para eles, tanto no Feed ou nos Stories, que se destaca logo entre os primeiros conteúdos.
Outro ponto, que deve ser levado em consideração, é que ao ter uma abordagem pelo Direct, você tem a possibilidade de estreitar seu relacionamento com o público, e, claro, dar atenção exclusiva ao seu cliente, com direito a um tratamento personalizado.
Dicas para vender pelo Direct do Instagram:
1: Tenha uma abordagem pré-definida
O primeiro detalhe a ser observado é a abordagem, e isso engloba vários aspectos a serem levados em consideração para que o primeiro contato aconteça da maneira mais natural possível.
Por isso, um planejamento é fundamental para definir o tom de voz, um script de vendas e a definição de respostas prontas para as perguntas mais frequentes (FAQ).
É possível configurar respostas rápidas pelo próprio Instagram:
Acesse Configurações – Configurações de Negócios e role a tela até Respostas Rápidas.
Depois, clique no + ou em Nova resposta rápida para começar a configurar.
No campo Mensagem, você deve inserir todo o texto que quer usar como resposta rápida para aparecer pro seu cliente.
Já em Atalho, escolha uma palavra ou termo que você vai usar para acionar aquela resposta. Essa palavra fica visível só pra você e serve para facilitar sua busca na hora que quiser encontrar uma mensagem pronta específica.
Para começar a utilizar as respostas rápidas, clique no ícone de mensagens que fica embaixo de cada conversa.
Depois, dê uma olhada nos atalhos e escolha a resposta rápida que desejar. Por fim, é só clicar em Enviar para usar!
2: Não mecanize suas respostas
Mesmo com a possibilidade de configurar respostas rápidas, lembre-se de transmitir um tom mais casual, para não parecer ao seu cliente que ele está conversando com um robô.
Até porque, um dos benefícios de usar o DM, é justamente, a possibilidade de fazer um atendimento humanizado e personalizado.
Uma dica é dividir as informações em parágrafos curtos, ao serem distribuídas ao longo da comunicação, para dar mais espontaneidade ao diálogo.
3: Respeite o caminho de compra do seu prospect
Você não precisa mandar mensagens para todo mundo, isso seria até um tiro no pé, já que poderia ser visto como intrusivo por parte dos seguidores. O contato deve preceder de um interesse do usuário, sempre!
Contudo, é possível criar uma mensagem de boas vindas aos novos seguidores, dando abertura para que eles possam dizer se estão procurando algum produto específico.
Uma vez que o usuário deu o primeiro passo no diálogo, tente responder de forma fluída suas principais dúvidas e leve a venda de maneira calma e eficiente. Evite enviar muitas mensagens de uma vez e correr o risco de gerar confusão e desinteresse no destinatário.
4: Ofereça suporte
Nem sempre o cliente entrará em contato apenas para comprar de você ou elogiar seus produtos e serviços. Pode ser que você tenha que enfrentar reclamações e até mesmo pedidos de estorno.
Ninguém quer passar por situações assim, mas é importante proporcionar suporte ao cliente. Deixe claro que está disposto a ajudar, na medida do possível, e explique qualquer dúvida que ele venha a ter.
5: Conteúdo
Mesmo oferecendo ótimos produtos e serviços e um atendimento de qualidade, o conteúdo não deve ser subestimado, já que, por meio dele, você consegue estar em constante interação com os seus seguidores e ter a possibilidade de alcançar mais pessoas fora da sua base, aumentando o seu engajamento.