Como gerar mais comentários em seus posts e impulsionar o seu perfil: 7 dicas mais Bônus

Você sabe porque os comentários são importantes para o crescimento do seu perfil no Instagram

Antes de mais nada, é necessário ter em mente que o Instagram é uma rede social de relacionamento, e relacionamentos acontecem quando uma pessoa se conecta à outra. 

Ou seja, quando a sua marca se comunica por meio de um post, o mesmo foi criado para alguém, que no caso, é o seu público, a sua persona (cliente ideal), e os comentários representam um feedback importante se o conteúdo gerou, ou não, conexão com o usuário. 

Além disso, os comentários são uma das métricas que o algoritmo leva em consideração, ao fazer a distribuição de conteúdos na rede social. Uma publicação com muitas curtidas e comentários será entregue para mais pessoas, pois entende-se que o mesmo possui relevância, já que gerou uma ação nos usuários.  

Por que as curtidas também devem ser levadas em conta? 

O engajamento começa na curtida, dificilmente você verá posts com mais comentários do que curtidas, a não ser, que o mesmo tenha despertado repulsa e um alto nível de rejeição pelos usuários. 

Mas, voltando aos comentários, tema deste post, existem algumas táticas que você pode utilizar para estimular mais interações em seus seguidores. 

Pode não parecer fácil conseguir todo esse engajamento, mas seguindo as dicas deste artigo, é possível aumentar as suas chances de receber mais comentários, e crescer a visibilidade do seu perfil. 

Quer saber mais? Papel e caneta na mão! 

Sugestões para ganhar mais comentários em suas publicações: 

1: Faça perguntas diretas

Na maioria das vezes as pessoas não comentam em uma postagem porque não tem nada a dizer sobre a mesma. Por isso, é importante direcionar o seu seguidor, e isso pode ser feito com uma pergunta simples, mas que vai direto ao ponto. 

Por exemplo, se você vende roupas pelo Instagram, pode fazer perguntas diretas sobre a preferência da sua audiência sobre essa e aquela peça. 

2: Faça seu cliente participar de uma escolha da marca

Quem não gosta de participar de decisões? É possível envolver as pessoas e gerar um senso de comunidade, ao convidá-las a escolher entre um item para ser colocado em um kit que você vende, ou até mesmo sobre o tema do próximo conteúdo. 

3: CTA

Quando você quer que o seu seguidor tome alguma ação em relação ao seu post, é necessário deixar isso claro para ele, e é aí que entra o CTA, sigla para call to action  (chamada para ação). 

A frase escolhida vai depender de qual ação você deseja que o seu seguidor faça: você pode querer aumentar a visibilidade do seu perfil, ao pedir que ele marque seus amigos nos comentários, ou até mesmo direcionar a sua audiência para a sua loja online, ao dizer para ela conferir seus produtos no link da bio, por exemplo.

4: Conteúdos que provocam 

Uma das bases para gerar interações é por meio de conteúdo, mas não adianta criar postagens apenas para cumprir uma agenda. Elas devem ser planejadas estrategicamente para que façam sentido, tanto para a sua marca, quanto para a sua persona. 

A intenção do post deve ser clara, para que ele cumpra seu papel e gere um impacto positivo no usuário, que vai interagir espontaneamente por diversos motivos: ao se sentir grato pela informação, se o intuito da postagem é o de educar, ao se sentir feliz, se o objetivo é o de gerar humor, por exemplo.

5:Legenda escaneável 

O papel da legenda é o de envolver e dar complemento à um post. Mas, imagine um texto super interessante e envolvente, com as palavras todas amontoadas? Isso pode desanimar o leitor, que simplesmente não lê a sua legenda. 

Por isso, o seu texto deve ser intercalado com quebras de linha e emojis, que vão atrair a leitura de quem passar pela publicação.  

6: Responda os comentários 

Responder os comentários é obrigação se você quer melhorar o seu engajamento. Além de motivar seus seguidores a estarem sempre comentando as suas postagens, é uma forma de falar para o seu público que você se importa com ele e que está presente para ele. 

7: Curtidas 

Como já foi dito neste texto, as curtidas são as bases do engajamento, ou seja, é a primeira camada de interação e não deve ser ignorada!

Ao ganhar mais curtidas em seus posts, você triplica as chances de comentários e o seu perfil pode ser conhecido, para além da sua base de seguidores. 

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8: Dica Bônus

Para dar um UP em suas postagem, você pode voltar nela, depois de uma semana, e curtir os comentários. Ao fazer isso, você “lembra” o algoritmo de que ela existe, o que aumenta as possibilidades de que mais pessoas consumam o seu conteúdo.

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