Informações mais detalhadas sobre a performance do seu conteúdo no Instagram permitem uma atuação mais estratégica por lá. A novidade é que agora produtores de conteúdos podem medir o alcance de suas publicações, também pelo Reels e Lives.
Se o seu negócio está no Instagram você precisa conhecer o Insights!
O recurso foi lançado em 2016 pela plataforma e permite aos usuários a análise do alcance de seus conteúdos, antes, somente pelo feed e stories e agora, também pelo Reels e Lives.
Ao acessar o Insights você consegue ver o resultado de engajamento dos seus posts como: visualizações, curtidas, comentários, conteúdos salvos, entre outros. Além disso, a função permite colher dados dos usuários que consumiram o seu conteúdo, como faixa etária, estado, sexo e também te ajuda a definir os melhores horários para fazer postagens.
Para ter acesso a essas informações, é necessário que o seu perfil esteja configurado na modalidade de Conta Business (Conta Comercial).
Se a sua conta ainda não é Comercial basta:
1. Acessar as configurações do seu perfil a partir do menu que fica no canto superior direito;
2. Clicar em Conta;
3. Selecionar a opção Mudar para conta comercial;
4. Escolher uma categoria para o seu perfil;
5. Conectar o perfil do Instagram a uma página no Facebook;
6. Ou escolher a opção Não conectar ao Facebook.
Por que Insights para Reels e Lives são importantes?
Antes de mais nada, se você ainda não produz conteúdos para o Reels e Lives, saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade.
Uma pesquisa da Opinion Box revelou que 74% dos usuários gostam de consumir conteúdos na aba de Reels, contra apenas 5% que não gostam do recurso.
Além disso, 49% assistem Reels pelo menos uma vez por dia, mas 74% não têm o hábito de criar conteúdos nesses formatos.
Ou seja, explorar conteúdos em formato de vídeo no Instagram é uma grande oportunidade para o crescimento do seu perfil e do seu engajamento.
Com o lançamento do Insights é possível saber o tipo de conteúdo que mais engaja e explorar esses recursos de maneira mais estratégica.
Métricas para Reels:
Contas alcançadas;
Número de reproduções;
Curtidas;
Comentários;
Vídeos salvos;
Compartilhamentos.
Métricas para Lives:
Alcance das transmissões;
Pico de visualizações simultâneas;
Comentários;
Compartilhamentos.
Como acessar as métricas do Instagram Insights?
Se você já tem uma conta business, é só seguir essas etapas para acessar os Insights da sua conta:
- Entre no seu perfil;
- Clique em “Ver painel profissional” e depois “Ver todos os Insights” ou vá diretamente no botão “Insights“;
- Escolha o período de análise (últimos 7 dias ou últimos 30 dias).