Que a internet ampliou a conexão entre as pessoas e otimizou as oportunidades de negócios não é novidade para ninguém. Mas, existe uma rede social que cresce todos os dias e está se tornando o principal espaço para conectar marcas e pessoas.
Se você chutou o Instagram, acertou! Sim, essa rede é a queridinha das marcas, principalmente pelo seu apelo visual, já que uma imagem vende mais que mil palavras!
Uma pesquisa da Opinion Box revelou que o Brasil é o segundo país com mais usuários no Instagram, que já conta com mais de 1 bilhão em todo o mundo.
Sabendo disso e de que os brasileiros passam cada vez mais tempo online, quase 5 horas por dia, e de que é mais fácil sair de casa sem a carteira do que sem o celular, conheça agora as 3 principais maneiras de fazer do seu Instagram um negócio rentável:
- Fazendo posts patrocinados para marcas serem vistas por seu público na rede social.
- Ganhando comissão por meio do marketing de afiliados no Instagram
- Criando e vendendo produtos com a ajuda da rede.
Se empolgou com as opções? Calma! Comece aumentando seus seguidores e engajando seu público com o seu conteúdo. Assim, você terá consistência para trilhar um caminho lucrativo pelo Instagram.
Depois do trabalho de casa feito:
1: Venda sua influência!
Relaxa, você não entendeu errado! A influência é sim uma moeda de troca! Daquelas bem importantes em tempos modernos! E não é para menos. Um influenciador, ou influencer, em inglês, tem o poder de formar opinião, criar tendências e é visto como especialistas confiáveis em determinados assuntos, perante seus seguidores.
Por causa disso, é uma das profissões mais rentáveis no mundo digital. Influenciadores são procurados por marcas para divulgarem seus produtos por meio de posts patrocinados no Instagram. Alguns chegam a cobrar altas somas por um único storie.
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O mais interessante, é que qualquer pessoa pode se tornar um influencer, desde de que ela crie uma reputação e autoridade dentro de um nicho específico e consiga gerar uma ação em seu público, que no caso é a compra.
Para manter sua credibilidade perante seu público, escolha marcas que dialoguem e tenham valores parecidos com o seu, para não forçar a barra e prejudicar seu engajamento.
Lembre-se: a sua prioridade é estabelecer uma conexão sincera com a sua audiência!
2: Seja um afiliado
Se você acha que influência não é a sua praia e que o seu perfil está mais para os bastidores do que para o palco, tem espaço no Business para você também!
Com o Marketing de Afiliados, você pode usar seu Instagram para divulgar links de produtos ou serviços de marcas parceiras e ganha comissão em cima de cada venda efetuada por meio do seu link.
Existem muitas plataformas que fazem a ligação entre empresas e afiliados, como a Monetize, Hotmart e Eduzz. Outra opção são as grandes marketplaces, como o Programa de Afiliados da Amazon, que pagam comissões de até 9% para parceiros.
Como divulgar os links pelo Instagram?
Isso pode ser feito ao anexar o link em sua Bio ou pelos Stories.
Para ter mais chances de vender por meio dos seus links, a divulgação no Stories é mais efetiva. Até porque, o recurso permite até 100 publicações diárias, o que torna a possibilidade perfeita para a divulgação de mais um link, diferente da Bio, que aceita apenas um.
Contudo, o Instagram não libera o recurso para todos os usuários. Para ter acesso aos links no Stories, você precisa ter mais de 10 mil seguidores, ou um selo de verificação, digamos, um pouco difícil de ser autorizado pelo Marquinhos (Mark Zuckerberg).
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3: Tenha sua loja própria
Você já tem um número grande de seguidores e um ótimo engajamento, por que não patrocinar seus próprios produtos e serviços? Esse é o caminho natural para criadores de conteúdos digitais, que não precisam se adaptar aos valores e mensagens de outras marcas, em suas estratégias de divulgação, já que vão promover seus próprios produtos.
Pelo forte apelo visual, o Instagram se torna o melhor lugar para divulgação de produtos, com recurso próprio para esse fim, o “Compras no Instagram”. Disponível para contas comerciais, é possível criar a sua loja na plataforma e promover seus produtos. Assim, seus clientes terão uma amostra do seu catálogo e serão encaminhados para o seu e-commerce.
Outra opção é a venda de produtos digitais como e-books, ou serviços de consultoria e cursos, que podem ser divulgados pelo seu perfil no Instagram, usando um link na bio e no stories, para direcionar pessoas interessadas em seu website profissional.
Depois destas três dicas sensacionais, não perca tempo e comece agora mesmo a impulsionar o seu Instagram!