Use provas sociais e venda mais pelo Instagram!

O Instagram, que de início, era apenas uma rede social de compartilhamento de fotos entre amigos, hoje é a que mais gera conexões e engajamento.

Por causa disso, é um espaço propício de relacionamento entre pessoas e empresas, já que 83% dos usuários que entram na rede seguem alguma marca e muitos usam o aplicativo para descobrir produtos e serviços para comprar. 

Mas, para aumentar as suas vendas pelo Instagram você precisa de provas sociais. E o que é isso? 

As pessoas não compram um produto apenas pelo preço ou pela utilidade, mas principalmente, pelo que outros acham dele. Revelando algumas necessidades básicas humanas: a de aceitação e a de pertencimento. 

Isso significa, que não adianta apenas ter fotos incríveis dos produtos e textos altamente persuasivos, é necessário provar que o que você vende é visto por muitas pessoas como “o melhor que existe”. E isso pode ser medido por meio de: 

  • Número de seguidores nas redes sociais; 
  • Depoimentos positivos dos seus clientes com relação aos seus produtos ou serviços; 
  • Avaliações positivas da sua empresa no Google.

Mudanças na jornada de compra do consumidor

Antes de mais nada, por que provas sociais são importantes para o seu negócio?

Prova social é um gatilho mental capaz de gerar confiança no consumidor sobre determinado produto ou serviço.

Quando o cliente percebe que mais pessoas estão satisfeitas, ele é encorajado a ir em frente na jornada de compra.

Com o advento da internet, o caminho até o produto mudou, e isso fez com que as provas sociais se tornassem ainda mais relevantes.

Para entender a mudança, vamos analisar como era a jornada de compra, antes da popularização da Internet, e agora, diante de um mundo ultra conectado.

Antes essa jornada passava por três etapas: 

  • Estímulo
  • Prateleira 
  • Experiência 

Estímulo

A forma que as marcas usam para chamar a atenção dos seus clientes, que pode ser uma propaganda na TV, um e-mail de promoção, um anúncio na internet, entre outras. 

Prateleira

O cliente busca informações sobre o produto: indo à loja, lendo rótulos, especificações, perguntando ao vendedor sobre o item e decide se vai comprá-lo ou não. 

Experiência

Essa etapa é quando o cliente usa ou consome o produto e julga se ele realmente está dentro das suas expectativas e faz jus às qualidades percebidas nas etapas anteriores. Essa última fase ficou conhecida como o Primeiro momento da verdade, ou First Moment of Truth (FMOT).

Momento zero da verdade

Com a internet e mais informações sendo compartilhadas a nível global, o consumidor passa a ser mais ativo em seu processo de compra e busca mais informações sobre os produtos antes de passar pela prateleira.

Em uma rápida pesquisa no Google, vendo reviews no YouTube, lendo comentários de clientes e analisando o nível de engajamento da marca nas redes sociais o consumidor já forma as primeiras impressões do produto, antes mesmo da Experiência.  

Esse momento ficou conhecido como ZMOT, uma fase intermediária entre o primeiro estímulo e o “Primeiro momento da verdade”. 

Sabendo disso, é importante criar estratégias de funil de vendas e disponibilizar provas sociais que validam seu produto. 

Comece aumentando seu engajamento no Instagram e passe mais confiança e credibilidade aos possíveis clientes de que vale a pena comprar seus produtos e serviços! 

You May Also Like

About the Author: Blog Social Topo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *