Possibilidades de negócios dentro do Instagram são inúmeras e caem como uma luva em tempos de economia instável e desemprego recorde.
O Instagram é a rede social que mais cresce no Brasil e seus usuários já passam de 1 bilhão pelo mundo.
Um estudo feito pelo Instagram Business, com 13.000 pessoas, revelou que mais de 85% dos entrevistados usam o aplicativo durante todo seu trajeto de compra, seja para descobrir ou escolher produtos e serviços.
Os dados indicam que se a sua empresa não está no Instagram, provavelmente você está deixando de ganhar dinheiro.
Número de seguidores
A força da sua marca no Instagram pode ser medida pelo número de seguidores e o nível de engajamento que o seu perfil possui.
Engajamento significa o número de interações que os seus seguidores têm com o seu conteúdo.
Você pode aumentar seu engajamento ao criar conteúdos:
- criativos
- divertidos
- informativos
- autênticos
Além disso, conheça 5 dicas para aumentar seu engajamento todos os dias!
1: Crie uma estratégia de conteúdo
Ao elaborar qualquer conteúdo para o Instagram, defina muito bem o público que você quer atrair e como será o seu posicionamento dentro da rede social.
Uma dica é não ficar falando de vendas o tempo inteiro, e sim, sobre temas interessantes para a sua audiência. Além disso, o conteúdo precisa refletir os valores e propósitos da sua marca.
2: Aposte no conteúdo visual
O conteúdo visual é muito importante e é o que prende a atenção dos seguidores. Fotos e imagens, usadas no seu perfil, devem seguir um padrão estético predefinido, como uma paleta de cor específica, filtros e elementos que identifiquem a sua marca.
3: Interaja com a audiência
Crie meios de interação com a sua audiência e demonstre que a ouviu, isso pode ser feito através de enquetes e lives. A melhor forma de saber o que os seus seguidores esperam de você, é fazendo perguntas. Por meio de feedback é possível fazer ajustes em seu negócio e aumentar a satisfação do seu cliente.
4: Dê a cara a tapa
Apareça nos stories, mostre a equipe, estabeleça um tom de voz e uma forma única de se referir às pessoas que te seguem. Dessa forma você humaniza a sua marca e estabelece uma conexão maior com os seus seguidores, criando um sendo de comunidade.
5: Nunca deixe as # de fora
Use hashtags nos comentários de seus posts e nos stories e otimize seus resultados nos mecanismos de busca. Além disso, siga as últimas hashtags do seu nicho e publique frequentemente.
6: Crie um calendário de posts
Tenha periodicidade em suas postagens para que seus seguidores estejam sempre vendo e interagindo com a sua marca. Veja quais posts tiveram melhores resultados e use-os como referência para a criação de novos conteúdos.
Seguindo todos esses passos diariamente, a sua marca terá mais chances de ser a queridinha da sua audiência, conquistar seguidores todos os dias e gerar mais vendas.