10 passos para começar um negócio do zero pelo Instagram

Se todos os dias você é bombardeado por mais um perfil que oferece algum produto ou serviço pelo Instagram e vem à mente “eu poderia estar lucrando ao vender alguma coisa por lá também”. Você está certo! E vamos te contar neste post como tirar essa ideia do papel e começar a trilhar o seu caminho de empresário e dono do próprio negócio! Vamos lá?

Por que o Instagram é o melhor espaço para construir um negócio?  

Ao possibilitar um maior alcance, as redes sociais são vistas, hoje, como um dos melhores espaços para marcas que buscam um bom ROI (retorno sobre investimento), já que são mais acessíveis e necessitam de pouco investimento. 

O Instagram, por exemplo, se tornou a melhor vitrine para marcas, já que 90% dos usuários seguem, ao menos uma, pela plataforma. Além disso, a rede só cresce em termos de alcance, audiência e engajamento. 

E o melhor, qualquer pessoa pode vender por meio da rede social, basta ter uma estratégia bem definida, alcançar engajamento, conquistar uma base de seguidores,  assegurar uma forma de pagamento, caprichar nas fotos e identidade visual do seu perfil e interagir com a audiência. 

Quer saber como começar a vender pelo Instagram? 

Vamos te passar todo o passo a passo para você tirar a sua ideia do papel, é só continuar com a  leitura deste artigo. 

1: Nicho de mercado

Já ouviu aquela frase de Lewis Carroll “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”? Por isso, é muito importante saber aonde você quer chegar, o que vender, qual público alcançar, enfim…  Quanto mais informações você tiver sobre o seu nicho de atuação e uma estratégia bem definida, mais rápido chegará aonde deseja. 

Para te dar um norte, selecionamos 5 boas ideias do que vender pelo Instagram: 

1.1: Roupas e acessórios: 

As pessoas sempre vão precisar de roupas, certo? O mercado da moda é um dos mais estáveis, atrás apenas do de alimentação. 

Além disso, você pode aproveitar o forte apelo visual do Instagram para fazer fotos incríveis dos seus produtos, e despertar o desejo em seus seguidores de adquiri-los. 

Os acessórios ainda levam vantagem sobre roupas, já que não precisam de provador, o que diminui as chances de trocas. 

 1.2: Alimentação

Se com a pandemia as pessoas passaram mais tempo em casa, e, consequentemente, cozinharam mais, elas também passaram a pedir comida frequentemente. 

Se você já ostentou um belo prato de comida em seus stories ou feed, entende aquela frase de que “comemos com os olhos primeiro” e, por causa disso, o Instagram é “um prato cheio”, quando o assunto é venda de produtos alimentícios. 

Assim como o mercado da moda, o de alimentação pode ser explorado de diversas maneiras. 

É possível vender comidas para pessoas com alguma restrição alimentar, fazer combos para festas de aniversários, marmitas saudáveis, enfim… as opções e abordagens são infinitas.  

1.3: Mercado de Beleza 

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. 

Segundo o Euromonitor International as três principais tendências globais do mercado da beleza são engajamento digital, posicionamentos éticos e atributos orgânicos e naturais.

Ou seja, é possível atrair clientes ao engajá-los por meio do Instagram e ressaltar a qualidade dos seus produtos e serviços nessa área. 

1.4: Artesanato 

Para quem tem habilidades manuais, pode aproveitar o Instagram para fazer a divulgação dos seus produtos. Os trabalhos autorais sempre têm uma boa aceitação na rede social e são ótimas opções de presentes, por serem personalizados e autênticos. 

1.5: Serviços 

Embora o Instagram seja uma rede social com foco em imagem, se você presta algum tipo de serviço, pode usar o seu perfil para promover o seu trabalho e conquistar mais clientes e parcerias. 

Além disso, o Instagram é uma ótimo espaço para você construir uma reputação e ser reconhecido como autoridade em sua área de atuação. 

É claro que as opções que foram indicadas acima não são regras. É possível vender qualquer coisa pelo Instagram, o importante é fazer pesquisas e se basear em dados, além de claro, escolher um nicho do qual você se identifique. 

2: Perfil comercial 

Muitas pessoas, ao começarem a vender pelo Instagram, usam seu perfil pessoal e deixam de aproveitar os benefícios de ter uma conta comercial, como métricas, análise de dados, possibilidade de anúncios e de links nos stories, que, em outras modalidades, não são permitidas. 

Para alterar a sua conta de pessoal para comercial: 

  • Clique em configurações, encontre Conta e toque em Mudar para conta comercial.
  • Escolha a categoria que melhor represente a sua empresa e selecione Empresa.
  • Pronto! Agora você tem uma conta empresarial do Instagram. 

3: Bio

A Bio, nada mais é do que a descrição que fica em destaque em seu perfil, logo abaixo da foto.

Abreviação de biografia, ela deve conter de forma resumida as principais informações sobre o seu negócio, como o diferencial da marca, o segmento no qual atua e o link do site ou Whatsapp.

3.1: Foto de perfil 

A escolha da foto de perfil pode ser, desde logo, ou, uma foto sua, que transmita a ideia de profissionalismo e autoridade na sua área de atuação, o importante é que a imagem escolhida faça referência à marca e tenha uma boa resolução. 

3.2: Link na Bio 

Imagino que já deve ter se deparado com a frase “link na Bio” na legenda de muitas publicações pelo Instagram. Isso porque a Bio é um dos poucos espaços onde é possível inserir links pela rede social e direcionar o usuário para páginas fora da plataforma, como para a sua loja virtual, por exemplo. 

Como o espaço só permite um link, existe um aplicativo chamado Linktr.ee que permite incluir vários links em um só, você pode inserir o o do seu blog, da sua loja virtual e da sua página do Facebook, por exemplo. 

Não se esqueça de usar um CTA (call to action) chamando os usuário a clicarem em seu link. 

3.3: Identidade Visual

Nem é preciso falar que imagem é importante no Instagram, por isso, ao criar a identidade visual do seu perfil, tenha propósitos e intenção claras, para comunicar de maneira eficiente os valores e benefícios da sua empresa e despertar sentimentos nas pessoas que entrarem em contato com a sua marca.

Muitas vezes o menos é mais, por causa disso, escolha de duas a três cores, para fazer parte da paleta que você usará em suas postagens. Lembre-se de escolher cores e fontes que conversem com a sua marca, sua logo, e façam sentido para o público que quer alcançar.

4: Crie sua Loja no Instagram 

O Instagram, definitivamente, é o melhor espaço para empreendedores, principalmente se você vende produtos físicos. Por isso, a plataforma cria a cada dia, novos recursos para facilitar a comunicação entre marcas e clientes. 

Uma das mais interessantes, atualmente, é o Instagram Shopping, no qual é possível cadastrar seus produtos, com preços e redirecionar as pessoas para a sua loja, facilitando o trajeto de compra do seu cliente.  

Para fazer uso do recurso é necessário cumprir os requisitos abaixo: 

  • Apenas produtos físicos podem ser vendidos na loja virtual (itens como álcool, produtos para adultos, animais e outros também não são autorizados). 
  • Tenha uma conta comercial no Instagram;
  • Associe essa conta à Página do Facebook da sua loja ou tenha uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook;
  • Tenha pelo menos 9 posts para ativar a loja.

5: UGC 

A sigla UGC User-Generated Content, nada mais é do que conteúdo gerado pelo usuário. 

Sabe aquele depoimento, quando o cliente elogia seu produto ou serviço, o atendimento, a entrega rápida, enfim…

Esse tipo de conteúdo, além de autêntico e genuíno, pode ser usado como uma propaganda gratuita e muito eficiente para a sua marca.  

Se uma pessoa entra em contato com o seu perfil e se depara com elogios de clientes, além de fotos dos mesmos usando o seu produto, eles terão mais confiança em comprarem de você. 

Tais materiais devem ganhar destaque em seu perfil, como na parte de stories fixos, por exemplo.

6: Conteúdo de valor

Além de oferecer os seus produtos, é necessário engajar  seus seguidores, até porque, o Instagram, antes de mais nada, é uma rede de relacionamento, e , é isso que as pessoas buscam antes de comprarem qualquer coisa por lá.  

Se, além de oferecer seus produtos, você gerar conteúdos de valor e ajudar de alguma maneira os seu cliente, há chances de fidelizá-lo e transformá-lo em promotor da sua marca, ou seja, ele será o primeiro a defender os seus produtos e fazer propaganda gratuita para você.

Por isso, use os recursos da plataforma, como stories, Reels, posts em carrossel (posts no feed com slides de até 10 imagens), lives, IGTV e busque conhecer o seu cliente ideal, que nada mais é do que aquela pessoa que já comprou de você. 

7: Base de seguidores

Vale reforçar a importância de ter uma base de seguidores para impulsionar o seu negócio pelo Instagram. 

O número de seguidores é uma das provas sociais que você precisa para validar a sua marca para novos clientes, ao passar credibilidade e autoridade no seu ramo de atuação. 

Além disso, é necessário criar um público para interagir com o seu conteúdo e dessa maneira aumentar o seu engajamento e o reconhecimento da sua marca para mais pessoas e potenciais clientes. 

Quer saber como criar uma base de seguidores consistente? Clique aqui. 

8: Parcerias com influenciadores

As pessoas, com o passar do tempo, não confiam tanto em propagandas e celebridades falando de algum produto/serviço.

E é aí que entra o poder do influenciador, para divulgar a qualidade da sua marca para mais pessoas. Essa é uma das melhores estratégias de marketing pelo Instagram, visto que os influencers já são a segunda fonte mais importante para influenciar na decisão de compra de uma pessoa (49%), ficando atrás apenas de familiares e amigos (57%).

Desse modo, procure  influenciadores que conversem com a sua marca e analise a possibilidade de formar uma parceria para estimular a venda no Instagram.

Como são autoridades com credibilidade, as pessoas costumam confiar quando dizem que um produto é bom.

9: Formas de pagamento 

Pode parecer difícil, mas estruturar as formas de pagamento para a sua loja é muito simples.  

Existem sistemas de pagamento completo que fazem recebimentos, parcelamento, emite boletos e muito mais.

Basta criar uma conta em um desses sistemas, como o PagSeguro, PayPal, PicPay, entre outros. Criar um link de pagamento e usá-lo na sua loja do Instagram para realizar os pagamentos online.  

10: Responda no DM e comentários

Se um cliente não for bem atendido em uma loja física, as chances dele voltar a comprar no estabelecimento é praticamente zero.

 Isso vale para a sua loja virtual também!

Por isso, responda em até 20 minutos as dúvidas dos seus clientes pelo Direct (DM) e pelos comentários. 

Faça isso de maneira eficiente e polida, respeitando o espaço do cliente e evite erros de digitação.  

Concluindo… 

Atualmente, o Instagram vem lançando novos recursos para melhorar ainda mais a relação entre marcas e pessoas. Por isso, fique ligado nas novidades e explore ao máximo as funcionalidades da plataforma.  

Neste artigo, ressaltamos os principais passos a serem seguidos para começar um negócio do zero pela rede social. 

Mas, lembre-se, para ter sucesso em qualquer área é necessário persistência e aprendizagem constante. 

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